Biblioteca Municipal Chico Leme registra empréstimo de mais de 1.200 livros durante as férias

Biblioteca Municipal Chico Leme registra empréstimo de mais de 1.200 livros durante as férias
fevereiro 21 09:55 2022 Imprimir este Artigo

O número de livros emprestados pela Biblioteca Municipal Chico Leme cresceu 67% durante o mês de janeiro, período de férias escolares. No primeiro mês de 2022, a quantidade de livros retirados no local atingiu a marca de 1.209 unidades. A média mensal é de 723 retiradas. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (18/02) pela Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba.

Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com 7.120 pessoas cadastradas, que podem retirar livros para a leitura. O espaço ainda conta com ambientes próprios para que a atividade seja feita no local, sem a necessidade da retirada das obras.

Frequentada por todas as faixas etárias, desde crianças que utilizam o espaço infantil até o público da Melhor Idade, o crescimento verificado no último janeiro ocorreu principalmente entre o público adolescente. Esse fenômeno é comum nos meses de janeiro, julho e dezembro, quando as escolas entram em férias. Uma curiosidade: entre as tendências atuais, os mais jovens têm procurado muito pelos títulos da escritora americana Collen Hoover, autora de romances e ficções voltadas a essa faixa etária.

A estudante Maria Eduarda de Oliveira, de 16 anos e moradora do bairro San Francisco, frequenta a biblioteca e conta que tem a leitura como um de seus passatempos preferidos. “Aqui, nós temos um espaço muito acolhedor, muito bom para a prática da leitura”, diz ela, que conheceu o local à procura de livros sobre Psicologia, mas expandiu as suas preferências.

Com um vasto acervo, a Biblioteca Municipal Chico Leme conta hoje com 40.150 obras em seu acervo, à disposição dos leitores. A população têm ainda a opção da Feira do Livro que acontece no local, onde é possível trocar as obras que você já leu por outras que estão à disposição no local.

Biblioteca infantil
Localizada no primeiro andar do prédio de três andares que abriga a Biblioteca Municipal, o destaque é a Biblioteca Infantil Maria Anita Hércules, espaço estilizado que conta com 3.821 títulos.

Muitos deles de capa dura ou interativos, o que ajuda a criança a desenvolver  o gosto e o hábito pela leitura. Os móveis são adaptados, com mesas e cadeiras menores, além de existir um espaço para o desenvolvimento de atividades e brincadeiras.

Serviço
Para ter acesso aos livros da Biblioteca Municipal Chico Leme é preciso fazer um cadastro pessoalmente ou por WhatsApp. O número para contato é o (11) 4594-5499. O atendimento pelo aplicativo foi criado em 2021, devido à pandemia de Covid-19, mas continua devido à grande aprovação do público.

A Biblioteca Municipal Chico Leme fica na rua Campos Salles, nº 380, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h.

  Categories:
Ver Mais Artigos

Sobre o Autor do artigo

Redação Diarioi
Redação Diarioi

Ver Mais Artigos