Moradora de Itatiba recebe sementes junto com encomenda feita em Site da China

Moradora de Itatiba recebe sementes junto com encomenda feita em Site da China
janeiro 08 15:15 2021 Imprimir este Artigo

Na última quarta-feira (6), nós exibimos no ITV Jornal uma matéria sobre uma moradora de Itatiba que havia recebido um pacotinho de sementes juntamente com encomenda comprada em um site da China. Maria Odete de Andrade Muller, ainda não conseguiu fazer a entrega do material à algum órgão do município. Ela chegou a procurar a Casa da Agricultura, porém foi informada que deveria levar as sementes até Campinas, no Escritório da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Naquela data, nossa equipe entrou em contato com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba para saber quem seria responsável pelo recebimento deste material e quais procedimentos as pessoas devem tomar caso também recebam.

Nesta sexta-feira (08), em resposta, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, informou que de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, a munícipe foi orientada por técnicos municipais que atuam na Casa da Agricultura a seguir o protocolo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que é encaminhar as sementes para unidade mais próxima do MAPA ou da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, que no caso de Itatiba, a mais próxima fica em Campinas. (Endereço: Avenida Brasil, nº 2340 – Jardim Chapadão).

A Assessoria informou ainda, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura solicita, em caso de recebimento de sementes não desejadas, que a Casa da Agricultura seja contatada para ter ciência. Mas vale lembrar que o órgão local pode somente passar orientações, porém não poderá receber as sementes (exceto em casos excepcionais).

Orientações gerais à população sobre o que fazer nesses casos:
– Manter a embalagem original acompanhada dos documentos que vieram junto com ela;
– Não abrir os pacotes de sementes;
– Não destruir as sementes, até orientação específica do MAPA;
– Não plantar as sementes;
– Caso tenha aberto, acondicionar em saco plástico fechado;
– Encaminhar o pacote para a unidade do MAPA ou CDA mais próxima.
– Em caso de impossibilidade de encaminhamento, entre em contato com o SISV-SP: [email protected]

Diante disso, entramos em contato com a Senhora Maria Odete, e ela nos informou que não terá condições de levar as sementes até a cidade de Campinas, devido a motivos pessoais. Conforme orientações gerais informadas acima, ela entrará em contato através do e-mail mencionado.

Continuaremos acompanhando o caso até que ela consiga fazer a entrega destas sementes
à algum órgão.

 

  Article "tagged" as:
  Categories:
Ver Mais Artigos

Sobre o Autor do artigo