Lar Itatibense da Criança está com um novo projeto social

Março 12 10:06 2018 Imprimir este Artigo

Nesta reportagem da série ‘ITV Fazendo o Bem’ você conhecerá o trabalho do Lar Itatibense da Criança, que neste ano contará com um novo projeto social.

 

Lar Itatibense da Criança 

O Lar Itatibense da Criança é uma sociedade civil sem fins lucrativos de caráter assistencial, com personalidade jurídica distinta de seus associados. Fundado em 30 de julho de 1952 é mantido por doações, sendo entidade filantrópica reconhecida como de Utilidade Pública municipal, estadual e federal.

Sua diretoria não é remunerada, sendo boa parte de suas tarefas exercida por voluntários. A administração é auxiliada por conselheiros e pelo GALI – Grupo de Apoio ao Lar Itatibense da Criança. Há também cerca de 22 empregados remunerados, entre eles Administradora, Psicóloga e Assistente Social. O Lar recebe subvenção das três esferas de governo, por isso, é obrigada a prestar contas anualmente.

Atualmente, o Lar Itatibense da Criança abriga, ampara e educa 45 crianças órfãs ou desprotegidas do poder familiar. Atende 24 horas por dia desde a sua fundação.

As crianças e adolescentes recebem tratamento familiar e são assistidas por médicos, dentistas, fonoaudióloga, psicóloga e assistente social. Vão à escola e, nos deveres de casa, são acompanhadas pelas monitoras, voluntárias e professora.

Os internos ajudam na limpeza dos quartos, cozinha, pátio, pois essas atividades desenvolvem os sensos de responsabilidade e cooperação.

O Lar procura manter o vínculo afetivo entre a criança e sua família, objetivando reintegrá-la. Quando isso não é possível, estuda-se a adoção com a orientação do juiz da infância e da juventude.

Atende crianças em situação de abandono ou risco, em regime de internato. Funciona como um lar substituto. O Lar preocupa-se em ambientar o interno numa casa. Há, inclusive, uma horta. O Lar não atende menores infratores.

Os projetos de oficina de cartões de Natal, pintura terapêutica, artesanato, bijuteria, bordado tem sido um sucesso pois todos os produtos são comercializados.

Existe um grupo de voluntárias que se reunem uma vez por semana, sempre às terças-feiras das 13:00 às 16:00, e desenvolvem trabalho de artesanato, costura, trabalhos manuais para serem vendidos e assim angariar fundos para o Lar. Caso tenha interesse em participar do grupo, basta entrar em contato com o Lar.

As crianças e adolescentes do Lar participam constantemente de atividades recreativas e culturais, gincanas, passeios, etc. Graças a este tipo de tratamento, as crianças e adolescentes são felizes e não há registro de desaparecimentos.

Um dos projetos atuais do Lar é criar uma aproximação do menor com sua família para construir, aos poucos, uma situação favorável à reintegração. O Lar também tem realizado convênios para encaminhamento dos adolescentes ao mercado de trabalho. O sucesso de parcerias com a Apami, Banco do Brasil e Mc´Donalds abre espaço para novos convênios.

  Categories:
Ver Mais Artigos

Sobre o Autor do artigo

Redação Diarioi
Redação Diarioi

Ver Mais Artigos