Plano Municipal de Educação será discutido em Audiência Pública no dia 18

Plano Municipal de Educação será discutido em Audiência Pública no dia 18
dezembro 08 10:48 2017 Imprimir este Artigo

No dia 18 de dezembro, a partir das 19h, o Plenário da Câmara Municipal receberá a Audiência Pública para avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), documento que norteia a realização dos trabalhos a serem realizados, aponta caminhos, indica metas e avalia resultados, garantindo a melhoria da qualidade do ensino em Itatiba.

 

ELABORAÇÃO DO PME

O Plano é fruto de um amplo debate ocorrido em diversas etapas da Conferência Municipal de Educação e do Fórum Municipal, que teve início em 2014 com a apresentação do Plano Nacional de Educação, que orientou a elaboração da versão municipal, envolvendo a Secretaria de Educação, diretores, Conselho Municipal de Educação, Secretários Municipais, imprensa e representantes da sociedade civil, culminando em 2015 com a aprovação do Plano Municipal de Educação, por meio da Lei 4.845.

Em 2017, tiveram início as formações técnicas, para que os participantes realizassem o monitoramento e avaliação das metas previstas, possibilitando a oportunidade de melhorar a qualidade técnica do diagnóstico, de ampliar a participação social e de qualificar ano a ano a execução das metas, quando foi instituída a Comissão Coordenadora do Acompanhamento e Avaliação do PME.

Durante todo o ano foram realizados reuniões unindo todos os envolvidos no desenvolvimento do Plano, acontecendo no Centro Administrativo ‘Perfeito Ettore Consoline’, na Estação Ciências, entre outros locais. Os encontros são divididos em câmaras temáticas, que aprofundam os estudos no segmento que representam quais sejam: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Alfabetização, EJA, Ensino Médio, Educação Inclusiva, Educação tempo Integral, Formação Profissional, Ensino Superior e Pós Graduação, Valorização do Magistério, Plano de Carreira e Gestão Democrática e Financiamento.

Os encontros têm como objetivo socializar os dados do resultado do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal entre as Câmaras Temáticas e Conselho Municipal de Educação, FUNDEB, CMDCA e Conselho Tutelar

O PME chega para reforçar a necessidade de ampliação do acesso e melhoria da qualidade da educação municipal, garantindo o direito a todos. Tal garantia exige o trabalho contínuo e articulado das diferentes esferas de governo na busca da equidade.

O arquivo da “Avaliação do Plano Municipal de Educação – Versão Preliminar” está disponível para consulta no link: http://www.itatiba.sp.gov.br/pme/ . Sugestões podem ser encaminhadas até o dia 10 de dezembro para o e-mail [email protected] .

Fonte: PMI

  Categories:
Ver Mais Artigos

Sobre o Autor do artigo

Redação Diarioi
Redação Diarioi

Ver Mais Artigos