Sondas para monitoramento do nível da água são instaladas no Ribeirão Jacaré

novembro 17 09:56 2017 Imprimir este Artigo

O Ribeirão Jacaré recebeu sondas de aferição de nível da água em cinco pontos distintos da cidade. As sondas são equipamentos eletrônicos que medem em tempo real a vazão do Ribeirão. Agora é possível saber, remotamente, qual a altura do nível da água em diferentes pontos do município.

As sondas ficam localizadas no Parque da Juventude, ao lado do Mercado Municipal “Dona Lica”, ao lado do Ambulatório Central de Especialidades (SUS), na Ponte Maria Helena Caetano Paladino (Ponte do Cruzeiro) e na Ponte do Fioravante Piovani, na confluência com o Rio Atibaia

As sondas possuem um alarme sonoro. Em caso de necessidade, quando se constatar uma elevação muito grande, que coloque em risco os moradores ou comerciantes das redondezas, o alarme será acionado, permitindo que todos tomem as providências necessárias a tempo.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros orientarão diversos grupos de voluntários para atuar nesse tipo de eventualidade, criando um protocolo de procedimento nos casos emergenciais. Em paralelo, já estão em atividade grupos no WhatsApp, coordenados pela Defesa Civil, que conectam comerciantes e moradores para receberem dados e informações sempre que necessário.

Os equipamentos foram adquiridos com o pagamento da multa ambiental aplicada à loteadora de um empreendimento imobiliário.

  Categories:
Ver Mais Artigos

Sobre o Autor do artigo

Redação Diarioi
Redação Diarioi

Ver Mais Artigos