Tempo seco deixa Itatiba em estado de atenção

Tempo seco deixa Itatiba em estado de atenção
setembro 13 14:47 2017 Imprimir este Artigo

A falta de chuvas e o tempo seco baixaram o índice de umidade relativa do ar (URA) de Itatiba para 23,7%, na tarde desta quarta-feira (13). Os dados são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que indica que este índice coloca o município em estado de atenção. Mas, apesar de baixa, a URA  não bateu recorde. O índice mais baixo registrado foi em 2014, chega a 13,1%.

A umidade do ar varia durante todo o dia – com índices baixos, geralmente, no período da tarde. A URA significa, em termos simplificados, o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento, com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que os valores ideais de umidade encontram-se na faixa de 40% a 70%. Quando o índice está entre 20% e 30%, o município entra em estado de atenção. Já entre 12% e 20%, passa para estado de alerta. E quando possuem umidade abaixo de 12% o local fica em estado de emergência.

PREVISÃO

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, a previsão para os próximos cinco dias é de ar mais seco e muito sol.

 

  Article "tagged" as:
  Categories:
Ver Mais Artigos

Sobre o Autor do artigo

Redação Diarioi
Redação Diarioi

Ver Mais Artigos