Número de assinantes de telefonia móvel atinge 5 bilhões

Número de assinantes de telefonia móvel atinge 5 bilhões
junho 13 16:06 2017 Imprimir este Artigo

A indústria móvel do mundo chegou a 5 bilhões de assinantes exclusivos de telefonia móvel de acordo com os dados em tempo real da GSMA Intelligence, o braço de pesquisa da GSMA. Esse marco significa que mais de dois terços da população global estão conectados a um serviço móvel. Foram precisos quatro anos para acrescentar o último bilhão de assinantes.

“Alcançar 5 bilhões de assinantes é uma conquista tremenda para um setor que tem apenas algumas décadas e reflete os muitos bilhões de dólares que as operadoras de telefonia móvel investiram em redes, serviços e espectro ao longo de muitos anos”, comentou Mats Granryd, diretor geral da GSMA “Hoje em dia, o celular é uma plataforma verdadeiramente global, oferecendo conectividade e, talvez, mais importante que isso, oportunidades sociais e econômicas para os cidadãos em todos os cantos do mundo. Este enorme alcance permite que a indústria móvel seja um dos principais agentes no fornecimento de iniciativas globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU1.”

Índia vai impulsionar o futuro crescimento de assinantes

Mais da metade (55%) dos assinantes de telefonia móvel estão na região Ásia-Pacífico, que é o lar dos dois maiores mercados móveis do mundo: China e Índia. A China representa mais de 1 bilhão de assinantes do mundo, enquanto a Índia responde por 730 milhões.

A região com melhor penetração do mundo é a Europa, onde 86% dos cidadãos estão inscritos em um serviço móvel. A África subsaariana é a região com menor penetração, 44%.

Prevê-se que o número de assinantes exclusivos de telefonia móvel no mundo todo aumente para 5,7 bilhões até o final da década2. Nesse ponto, quase três quartos da população mundial estarão inscritos em um serviço móvel. A expectativa é de que a Índia represente a maior parcela de crescimento ao longo desse período, responsável por cerca de 30% dos novos assinantes exclusivos até 2020.

“As oportunidades de crescimento de assinantes nos próximos anos serão focadas em conectar principalmente populações rurais e de baixa renda. As operadoras estão desenvolvendo uma série de soluções sustentáveis para oferecer conectividade acessível a comunidades desatendidas”, acrescentou Granryd. “Enquanto isso, em mercados maduros onde o crescimento do número de assinantes está diminuindo, as operadoras estão evoluindo seus modelos comerciais para capturar valor crescente dentro do ecossistema móvel em expansão e fornecer a plataforma para um novo mundo digital à medida que entramos na era 5G.”

Região Assinantes exclusivos de telefonia móvel (milhões) % da base de assinantes mundiais Penetração do assinante (% da população)
Ásia-Pacífico 2.765 55% 68%
– China 1 081 21% 78%
– Índia 730 14% 54%
Europa 465 9% 86%
América Latina 459 9% 71%
África subsaariana 436 9% 44%
Oriente Médio e Norte da África 391 8% 63%
América do Norte 292 6% 80%
CIS 227 5% 79%
TOTAL: 5 035 100% 67%

Assinantes exclusivos de telefonia móvel por região, 2º trimestre de 2017

Fonte: GSMA Intelligence

  Article "tagged" as:
  Categories:
Ver Mais Artigos

Sobre o Autor do artigo

Redação Diarioi
Redação Diarioi

Ver Mais Artigos