Campos do Jordão é o destino favorito dos turistas, no inverno

Campos do Jordão é o destino favorito dos turistas, no inverno
maio 10 08:40 2017 Imprimir este Artigo

O Início do Inverno 2017 começa às 01h24 (sem horário de verão) do dia 21 de junho de 2017, e a 1.628 metros de altitude entre as montanhas da Serra da Mantiqueira e com bosques coloridos, a cidade de Campos do Jordão, capricha na arquitetura típica européia, na gastronomia que combina sabores e receitas do Velho Mundo e na programação erudita do Festival de Inverno, um dos mais conceituados do país quando o assunto é música clássica.

Tudo fica concentrado no bairro de Vila Capivari, onde já estão reunidos badalados restaurantes, cafés, lojinhas e bares – entre eles, a choperia Baden Baden e suas disputadas mesas ao ar livre.

Um trem em estilo inglês conduz à cidadezinha de Santo Antônio do Pinhal passando pelo trecho de ferrovia mais alto do país. Trilhas íngremes e escadaria de ganchos levam ao topo da Pedra do Baú, o mirante oficial da região, acessível também através de cavalgadas.Veja algumas dicas abaixo:

PEDRA DO BAÚ

O conjunto formado pelas pedras do Bauzinho, Baú e Ana Chata emoldura Campos do Jordão. Apesar da dificuldade de acesso para chegar ao topo – Baú fica a 1.950 metros de altitude -, muita gente enfrenta a trilha íngreme (uma hora e meia de caminhada) e a escadaria formada por 200 ganchos para apreciar o pôr do sol. É recomendável contratar um guia. Adeptos de esportes radicais, como trekking, alpinismo, escalada e rapel também marcam presença no maciço, aproveitando os diversos níveis de dificuldade das formações rochosas.

PASSEIO DE TREM ATÉ SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

A bonita viagem de duas horas e meia passa pelo trecho de ferrovia mais alto do país, o Alto do Lageado, a 1.743 metros de altitude. O ponto de partida é a estação Emílio Ribas, na Vila Capivari. Em Santo Antônio do Pinhal, prove o bolinho de bacalhau na estação e vá ao mirante com vista para o Vale do Paraíba. E aproveite para comprar queijo de leite de cabra, mel e própolis. Convém fazer reserva.

HORTO FLORESTAL

Maior reserva de araucárias do Estado de São Paulo, o Horto Florestal funciona como um refúgio dentro da cidade. Na entrada da enorme área verde, perfeita para namorar, caminhar entre araucárias ou fazer um piquenique, o centro de visitantes tem painéis que explicam sobre a fauna e flora da região. Algumas trilhas são abertas ao público: a das Quatro Pontes (2 km) é fácil, boa para levar crianças; a da Cachoeira da Gargalhada (4,7 km), que também é fácil, pode até ser feita de bicicleta e terminar com um banho mais longo. Já a do Rio Sapucaí (2,6 km) tem nível médio. Além das caminhadas, há outras atividades, oferecidas pela Zoom Aventura: arvorismo, duas tirolesas  e aluguel de bikes. O parque fica a 13 quilômetros de Capivari.

  Article "tagged" as:
  Categories:
Ver Mais Artigos

Sobre o Autor do artigo

Redação Diarioi
Redação Diarioi

Ver Mais Artigos