Mais da metade das solicitações de abertura de empresa em Itatiba são negadas

Mais da metade das solicitações de abertura de empresa em Itatiba são negadas
março 01 11:56 2016 Imprimir este Artigo

Empresa-Facil_-Balanço-(1)DiárioiA Prefeitura de Itatiba divulgou, na manhã desta terça-feira (01), que foram registradas 595 solicitações de aberturas de novas empresas em Itatiba, em 100 dias de funcionamento do Sistema Empresa Fácil, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento. Deste número total, 201 foram deferidas gerando Alvarás de Funcionamento. Passam por análise documental 11 pedidos e 383 foram indeferidos por erro no preenchimento ou falta de documentos.

Em 100 dias também foram feitos 194 cancelamentos de alvarás e 765 recadastramentos, para atualização de dados.

“Neste mês de março, as empresas e profissionais cadastrados receberão os carnês com as taxas de Licenças de Funcionamento e ISSQN referentes ao ano de 2016. Os contribuintes perceberão a falta do Alvará de Funcionamento do ano, que normalmente fazia parte deste carnê, e que por conta do recadastramento somente será liberado após a realização da atualização cadastral”, ressalta a diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura, Ana Paula Bartholomeu Fernandes.

No mês de dezembro, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento promoveu um encontro com Contadores e Escritórios de Contabilidade reunindo 29 representantes da categoria. Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas do novo sistema e também aceitas sugestões. A Secretaria também informou o prazo para o recadastramento (8 de abril).

A Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Social da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento está à disposição para esclarecer possíveis as dúvidas sobre o Empresa Fácil. Mais informações pelo telefone (11) 3183-0722 e pelo e-mail: [email protected]

O Empresa Fácil

Apresentado para a população, empresários e contabilistas da cidade no dia 29 de outubro, o Empresa Fácil é um sistema online para abertura, alteração cadastral e encerramento de inscrição de empresas junto ao Cadastro Municipal que reduz os entraves burocráticos e agiliza a vida do empreendedor. O Empresa Fácil é uma ferramenta web, disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia, que permite ao contribuinte, contabilista ou qualquer pessoa interessada realizar o procedimento para a abertura da empresa de sua própria casa ou escritório, sem a necessidade de ir até o balcão da Prefeitura.

A ferramenta também permite toda a tramitação junto aos órgãos licenciadores, que são comunicados eletronicamente por meio do programa, e com isso eles têm acesso aos dados da empresa, podem realizar as vistorias, dar os pareceres de forma totalmente digital, permitindo a emissão de alvarás provisórios e conversões de alvarás definitivos. O sistema pode ser acessado no site da Prefeitura e conta também com a consulta de viabilidade do futuro estabelecimento, acesso a legislação e a manuais de uso.

O sistema está disponível para acesso no site oficial da Prefeitura de Itatiba: http://www.itatiba.sp.gov.br/empresafacil/, onde também podem ser encontradas mais informações.

Ver Mais Artigos

Sobre o Autor do artigo

Redação Diarioi
Redação Diarioi

Ver Mais Artigos